![]() |
| O ódio ideológico está presente em todos os campos de nossa vida cotidiana, o que inclui dentro de empresas! |
Hoje o país está passando por uma polarização muito forte....de um lado "petistas" e de outro lado "antipetistas" (que em sua maioria são eleitores do PSDB). Não considerei os neutros nessa polarização, mas que também andam apresentando comportamentos radicais ou de extrema direita ou de extrema esquerda!
Vale lembrar que esses grupos estão praticamente se odiando...e muitas pessoas estão a externar seus posicionamentos ideológicos em redes sociais! Tudo bem, é um direito individual de cada um....mas pense no perigo que isso representa para sua vida profissional. Abaixo explico as razões!
Ao buscar uma recolocação no mercado você aumenta a exposição de sua vida e seus dados para pessoas desconhecidas, que são majoritariamente os gestores e recrutadores de empresas que estão de olho nas redes sociais....e o ponto de partida principal é o LinkedIn! E não se iluda em achar que esses "olheiros" são democráticos e que não se importariam com o que você publica, comenta ou curte na rede. Eles também são afetados pelo bombardeio de informações e também são estimulados a alimentar seu ódio político contra orientações diferentes das suas.
Portanto, ao mostrar seu posicionamento ideológico (seja de esquerda ou de direita), mesmo você sendo um excelente profissional, talentoso e comprometido com o trabalho, você poderá seu enquadrado com um "babaca" e "analfabeto político" e que "não merece consideração"! Pronto!! Você já estaria fora da briga por essa oportunidade de emprego!
Tudo isso pode parecer injusto....e realmente é injusto! Mas infelizmente acontece!
Abaixo um exemplo do mais simples possível!
![]() |
| Texto sem cunho político, mas que quando se lê apenas o título pode ter uma interpretação equivocada que poderia gerar uma certa animosidade para com quem compartilha. |
Já um texto que julgo altamente nocivo para sua imagem profissional é este da imagem abaixo:
![]() |
| Um artigo recheado de paixões políticas e de preconceito contra ideias diferentes. Que apresenta dogmas. |
Ele pode ser lido aqui. Seu conteúdo é duvidoso, e não importa se você considera ele verídico ou se é apenas uma paranoia! Ele de cara já mostrou preconceito e que foi escrito por alguém movido por paixão política. E este tipo de comportamento limita o discernimento! O radicalismo deve ser contido e a mente deve ser aberta para outras possibilidades, pois é assim que o ser humano evolui!
Ah, chamar alguém de "petista" ou de "tucano" não carateriza ofensa, se é assim que você pensa....portanto seja mais racional! O seu perfil está sendo analisado dentre eles por psicólogos especialistas.
E também não canso de ver comentários de minhas conexões criticando a "esquerda" ou "direita" (em sua grande maioria vejo ataques contra ideais mais voltados a esquerda)! Socialismo versus capitalismo! Bem como atribuições de 'qualidades jacosas' como "socialista de iPhone" ou "direitista pão com ovo".
Pessoas estão usando o LinkedIn para, por exemplo defender Dilma, exaltar Aécio, adorar Bolsonaro....e isso pode agradar alguns, mas com certeza desagradam vários outros.
O que você escreve, curte ou compartilha revela muito sobre você!
Então nosso conselho é evitar mostrar posicionamentos políticos no LinkedIn....e melhorar as opções de privacidade de suas outras redes sociais. Procure agradar a todos, e não apenas um grupo seleto. Mostre-se neutro. Tome cuidado com sua imagem! Pois percebe-se que este país ainda não tem a maturidade para aceitar e separar as diferenças. É uma pena!
Mais democracia e zero fascismo, por favor!



Nenhum comentário:
Postar um comentário